ESTUDANDO VERBOS...
Resultado de imagem para imagem sobre verbos

OBS: Para as questões abaixo , consulte o conjugador : http://www.conjugador.com.br/

1)Complete as lacunas com a alternativa adequada de acordo com a norma-padrão.
a) Ontem fomos ao supermercado. Apesar de a moto ser apertada, nós dois ___________(cabemos/coubemos) e chegamos mais rápido.
b) Nós ___________ (trouxemos/truxemos) as frutas para a salada.
c) Nós ___________(vimos/viemos) aqui para assistir ao show.
d) As meninas __________(vêm/vem) aqui em casa todo domingo.

2) Copie as frases e complete as lacunas com VEM ou VÊM.a) Pedro, você ______ aqui hoje?
b) Todo ano, as crianças ______ passar as férias aqui.
c) Nem sempre eles _____ almoçar no restaurante.
d) Julia ______ passar as férias conosco.

3) Transcreva as frases e preencha as lacunas com o verbo indicado entre parênteses.a) Não sei como nós _____________ (caber / pretérito perfeito do indicativo) todos no banco de trás daquele carro!
b) Aquele objeto me _____________ (trazer/presente do indicativo) tristes recordações.
c) As mães _____________ (trazer/futuro do presente do indicativo) os lanches mais tarde.
d) Será que ele _____________ trazer/pretérito perfeito do indicativo) o material?
e) Eu ______ (vir / pretérito perfeito do indicativo) de Rondônia quando éramos muito pequenos.
f) Nós ______ (vir / pretérito perfeito do indicativo) Rondônia quando éramos muito pequenos.
g) Quando chegar na escola, eles ______ (vir/ futuro do presente do indicativo) correndo me cumprimentar.
h) Quando criança, meus avós ________ (vir/pretérito imperfeito do indicativo) me visitar e ___________(trazer /  pretérito imperfeito do indicativo ) presentes.

4) Leia a tirinha abaixo e respondas as questões seguintes.


a) Em que modo verbal estão os verbos entre aspas do primeiro quadrinho?
______________________________________________________________________
b) O que eles expressam?
______________________________________________________________________
c) Por que a Mafalda desligou a TV no primeiro quadrinho?
______________________________________________________________________
d) Por que ligou novamente no terceiro quadrinho?
______________________________________________________________________

5) Preencha as lacunas com a forma verbal indicada entre parênteses:
a) Eles _______________ as compras. (trazer – pretérito perfeito do indicativo)
b) Felipe e eu _______________ o material. (trazer – pretérito perfeito do indicativo)
c) Maria ________________ a bolsa. (trazer – pretérito perfeito do indicativo)
d) Júlia ________________ de bolsa todos os dias. (variar – presente do indicativo)
e) Eu ______________ de passeio toda semana. (variar – presente do indicativo)
f) Nós _____________ de avião todo ano. (variar – presente do indicativo)
g) Eu _____________ pela manhã. (passear – presente do indicativo)
h)Nós ____________ aos domingos. (passear – presente do indicativo)
i) Ainda que eu ____________ o torcedor mais fanático, meu time ainda perde. (Ser/Presente do Subjuntivo)
 j) Eles _____________ muitos colegas, mas todos eles ___________ para a casa no fim da festa. (Ter/ Ir/ Pretérito Imperfeito do Indicativo)
k) Eu _____________ um poema para você (Compor/ Pretérito Perfeito do Indicativo)
l) Se ele _____________ mais esperto, ___________ a vitória de perto (Ser/  futuro do subjuntivo; ver/ futuro do presente do indicativo)
m) João e Maria ________ até a floresta em busca de ouro. (Ir/ Futuro do Presente do Indicativo)
n) Eu ______ o que ________. (Ser/ Presente do Indicativo)
o) Ele ____________ muita pessoas ao seu redor (Reter/ Pretérito Imperfeito do Indicativo)
p) Pedro e eu ____________ para a festa. (Ir/ Pretérito perfeito do Indicativo)
q) Quando você __________ o Pedro, me avise. (Ver/ Futuro do Subjuntivo)

6) Passe as frases para a VOZ PASSIVA.
a) A sociedade corrompe o homem.
b) Felipe plantou uma rosa.
c) Os meninos admiravam a locomotiva.
d) Paulo feriu João.
e) Os pais educam os filhos.
f) As rodas do carro esmagaram o cachorro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog