ATIVIDADE  SOBRE VERBOS
Resultado de imagem para IMAGENS VERBOS

1. Identifique o verbo das frases e relacione as colunas de acordo com o que indicam:


A – ação    B – estado     C – Fenômeno da natureza


1. (   ) O homem está nervoso.   

 2. (   ) Ele fechou os olhos.      
3. (   ) Choveu muito. 
4. (   ) Que desejam vocês?         
5. (   ) Ele fez uma pergunta     
6. (   ) Ela parece triste.     
7. (   ) Anoiteceu rapidamente.   
8. (   ) O menino levantou a cabeça.
9. (   ) O aluno ficou nervoso.    
10. (   ) Faz muito calor nesta época do ano.

2.Empregue uma das formas verbais sugeridas entre parênteses, de acordo com a pessoa gramatical existente na frase:

1. Eu ______________sozinho. (saíremos, saírei)

2. Ela e Maria ______________. (viajou, viajaram)
3. Eu e tu _____________ livros . ( comprei, compramos)
4. Nós _______________ ao cinema. (iremos, irão)
5. Tu e ele ____________ a aula? (perdestes, perderam)
6. Eles ___________ prova. (fazem, fazemos)
7. A criança _____________ muito. (brincou, brincamos)

4.Identifique o modo em que estão empregados os verbos em destaque:

a) Eu irei à praia amanhã. ____________________________________

b) Todos trouxeram o material. ________________________________
c) Se puderes, vá cedo. ___________________________________
d) Acordem, meninos! _________________________________________
e) Quando chegares, avisa-me. __________________________________

05. Junte as frases numa só.  Veja o exemplo:

Eu ando. Mário anda = Nós andamos.

a)     Eu danço bem. Mariana dança bem. _______________________________________
b)    Eu pulo corda. Beto pula corda. __________________________________________
c)     Eu canto muito bem. Bete canta muito bem. ________________________________
d)    Eu entro na sala. Raul entra na sala. _______________________________________
e)     Eu choro. Lúcia chora. _________________________________________________

06.  Escreva as frases, usando no futuro o verbo sublinhado. Veja o exemplo:

Eu vou brincar amanhã = Eu brincarei.

a)Eu vou nadar amanhã. __________________________________________________
b)Ele vai estudar mais tarde. _______________________________________________
c)Ela vai dançar amanhã. __________________________________________________
d) Nós vamos viajar nas férias. _____________________________________________
e)Elas vão limpar a sala amanhã. ____________________________________________


ACESSE O LINK ABAIXO PARA VERIFICAR COMO ALGUNS VERBOS SÃO CONJUGADOS



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog